terça-feira, 30 de maio de 2017

SAIBA COMO PREVENIR: OBESIDADE INFANTIL

obesidade infantil é um assunto muito delicado, infelizmente muitas crianças estão enfrentando esse problema atualmente. De acordo com os dados do IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Se o seu filho come de maneira errada, e está ganhando peso, não deixe de conferir nosso artigo. É importante entender o que é, como acontece e o que fazer para prevenir.
Junto com a obesidade aparecem muitas outras doenças, é por isso que você deve ficar atento. A obesidade infantil em si pode não ser um problema muito grave, mas combinada com outras doenças pode causar sérias consequências. Ela acontece quando a criança está acima do peso normal para a idade e altura dela.
Esses quilos a mais podem parecer inofensivos no início, mas com o tempo, se os pais não cuidarem os quilos vão aumentar e podem causar complicações. É bem comum um obeso ter doenças como hipertensão,  diabetes e colesterol alto. Além disso essa doença pode levar a baixa autoestima, depressão e em casos de crianças, elas podem sofrer com as brincadeiras de mau gosto dos colegas na escola. 

Causas da obesidade infantil

Antes de saber o que fazer para prevenir o problema é importante entender as causas da obesidade. Existem fatores que podem contribuir para o aparecimento da obesidade na infância, por isso fique atento. Sabendo quais são as causas é mais fácil prevenir e evitar esse problema.
Existem alguns fatores mais comuns que contribuem para o aparecimento do problema, são elas:
  • Fatores genéticos;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação;
  • Doenças hormonais;
  • Uso de medicamentos a base de corticoides;
  • Combinação desses fatores.
Na maioria das vezes, se você foi uma criança com sobrepeso quando pequena, seu filho também tem chance de ser. Por isso o cuidado deve ser maior, é necessário prestar atenção na alimentação e nunca deixar a criança sem uma atividade física.
Uma dica que vai ajudar qualquer um é procurar um profissional nutricionista, ele vai ajudar bastante. Criando uma dieta saudável é mais fácil controlar a alimentação da criança, é importante lembrar que seu filho não precisa ter uma refeição muito restrita. Comendo corretamente, alimentos saudáveis já vai evitar o problema.
A criança também pode comer doces e outras coisas como toda as outras, o importante é ter atenção na quantidade. Ensine que não é legal exagerar, o equilíbrio é importante para evitar doenças como diabetes. Além da alimentação correta é importante ter outros cuidados como a prática de um exercício físico. 
A atividade física é uma ótima forma de prevenir a obesidade infantil, ela vai ajudar a queimar calorias e ainda traz outros benefícios. Uma criança que pratica exercício físico também obtém vantagens como:
  • Fortalece os ossos;
  • Fortalece os músculos;
  • Ajuda no sono;
  • Melhora o humor.
Existem muitas outras vantagens, por isso converse com a criança e descubra o que ela gosta de fazer, qualquer atividade física vai ajudar. É importante que crianças façam pelo menos um tipo de atividade física todos os dias, uma simples brincadeira como pega-pega já ajuda.
Nossa última dica para prevenir a obesidade infantil é ter o acompanhamento do médico pediatra. O médico da criança vai conseguir dizer se a criança está começando a ficar com sobrepeso e se você deve começar a prestar atenção neste detalhe. Escolha um médico para acompanhar a vida do seu filho desde pequeno, assim ele vai ter todo o histórico médico dele.
Se seu filho já está com peso inadequado para a idade a dica é procurar um nutricionista, ele vai ajudar bastante. É trabalho desse médico analisar a saúde do paciente e elaborar uma dieta equilibrada. Muitas vezes é necessário fazer uma reeducação alimentar, por isso não deixe de fazer uma consulta.
Em caso de dúvida deixe seu comentário que podemos ajudar, a obesidade infantil não é brincadeira. Ela pode trazer consequências mais sérias e pode prejudicar a saúde do seu filho, por isso o cuidado e prevenção é importante.
________________

0 comentários :

Postar um comentário