sexta-feira, 21 de abril de 2017

A importância da rotina na vida das crianças


A importância da rotina na vida das crianças
Ao saber o que vem antes e depois a criança se sente mais confortável e aprende desde cedo a importância da organização, ou seja, ela saberá a hora de realizar suas tarefas, saberá o horário para ir à escola e que seus pais estarão lá na hora da saída, hora das refeições, de brincar, de tomar banho, e todas os demais afazeres do dia a dia.


A rotina tem um importante papel no crescimento e desenvolvimento da criança. É através da adoção de hábitos e da rotina do dia a dia que a criança começará a ter as primeiras noções de compromisso e importância da manutenção da saúde e necessidades básicas.
Para que seu filho cresça com saúde é indispensável que sejam adotados e respeitados alguns hábitos, que serão parte de sua rotina. As rotinas mais importantes para seu filho são: a rotina do sono, da alimentação, da higiene pessoal, do tempo livre e dos compromissos
Outro benefício da rotina é que a criança já se prepara para a próxima tarefa, que acontecerá de forma mais tranquila. Um bom exemplo é a hora do sono, crianças que dormem sempre no mesmo horário raramente apresentam dificuldade para dormir, pois seu corpo está adaptado e a própria rotina já mostra a ela que esse momento está chegando.

O que deve fazer parte da rotina

As tarefas mais importantes que devem fazer parte da rotina das crianças são:
  • Hora de acordar
  • Hora das refeições
  • Higiene bucal após as refeições
  • Hora de ir para a escola
  • Hora das atividades extras (natação, por exemplo)
  • Hora de brincar
  • Hora de fazer o dever de casa
  • Hora do banho
  • Hora de dormir
Para os adolescentes, acrescente também a hora de ajudar com as tarefas domésticas, como passear com o cachorro, levar lixo para fora, arrumar a cama…

A rotina do sono

A partir do momento que a criança começa a ter um pouco mais de contato com o mundo exterior e passa a perceber tudo o que o mundo oferece, é natural que ela queira avançar seus próprios limites e tentar coisas novas. Muitas vezes a criança vai tentar mudar seu horário de dormir ou acordar. Essa vontade de mudar de horário é natural, no entanto cabe aos pais orientar seus filhos e dizer “não” ao hábito de dormir fora do horário.
Uma boa rotina de sono é fundamental para o desenvolvimento da criança. Enquanto ela dorme, ela cresce e se desenvolve. É durante o sono também que ela memoriza todos os aprendizados do dia.
A rotina do sono começa quando a criança ainda é um bebê. Bebês devem e precisam ter hora de dormir e hora para acordar. O ideal é que a criança durma de oito a dez horas por noite. Para o bebê, a hora de ir pro berço é no máximo às 20h30. Quando a criança cresce, a rotina de sono deve ser mantida!
Caso contrário, surgirão dificuldades de relacionamento entre os pais e filhos, além do próprio desenvolvimento da criança e sua saúde estarem prejudicados.

A rotina da alimentação

Assim como é necessário respeitar a hora de dormir, é necessário respeitar a hora de comer. Evite que seu filho faça refeições ou lanchinhos fora do horário combinado para não prejudicar sua saúde.
Além de horário, é necessário ter rotina na alimentação, oferecendo-se sempre alimentos saudáveis e naturais, evitando-se o consumo exagerado de industrializados e doces.

A rotina da higiene pessoal

Acompanhe seu filho durante o banho, orientando-o a forma correta de fazê-lo. Ensine-o a lavar as mãos antes das refeições e exija que escove os dentes após as refeições e antes de dormir. Esses pequenos atos, que muitas vezes passam batidos no dia a dia, são fundamentais para a melhor saúde e qualidade de vida da criança, além de prevenir muitas doenças.

A rotina do tempo livre

Criança precisa ter tempo livre para brincar e se divertir! Portanto, respeite o horário de brincar de seu filho e participe de todas as fases!

A rotina dos compromissos

Seja ir para a escola, ao médico, ao dentista, à casa dos avós, ensine ao seu filho a importância da rotina dos compromissos. Fará grande diferença em sua vida adulta.
Claro que a rotina não deve se tornar uma tortura, muito menos ser estressante. Imprevistos acontecem e a flexibilidade para ajustar as agendas também é necessária, sair da rotina de vez em quando é natural e também faz parte do aprendizado. Se a criança não souber lidar com esses imprevistos é importante conversar com ela para entender o que a está incomodando e explicar quais devem ser as próximas etapas do dia.
  • Saindo da rotina (férias, por exemplo): avise pela manhã como deverá ser o dia para evitar que fiquem ansiosas

Não exagere na quantidade de atividades

A rotina é essencial para o bom desenvolvimento psicológico e organizacional da criança, mas ter o dia todo tomado por afazeres não é nada legal.
Antes de sair matriculando as crianças em atividades extras, como futebol, ballet, natação, judô, entre outras, analise se a criança está com tempo livre para brincar ou mesmo para “não fazer nada”, afinal descansar também é necessário.

Rotina com bebês também é importante

Estabelecer uma nova rotina quando o bebê nasce não é nada fácil, afinal a nova mamãe terá sua própria rotina toda alterada em função do recém-nascido.
Mas é possível começar desde cedo essa nova rotina, e o primeiro passo é com a hora do banho. O banho morninho é relaxante e logo o bebê começará a entrar na rotina de banho, amamentação e hora de dormir. Por isso um banho relaxante ao anoitecer começa a ser uma rotina importante para a qualidade do sono dos bebês e das mamães, que devem aproveitar esse momento para descansar enquanto o bebê dorme.
A medida que o bebê vai crescendo e passando a ficar mais tempo acordado, a rotina da família vai se ajustando para organizar e tranquilizar o dia a dia de todos.
Fonte: Rotina Down

0 comentários :

Postar um comentário