quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Planejamento Semestral / I e II Unidade - baixe em pdf


EIXO – LINGUAGEM MATEMÁTICA

Conteúdo Programático

Situação Didática

Indicador de desempenho


Critério de avaliação
1-   Números   e   Operações  
Atividades escrita, oral,

Grafar os numerais naturais;


Formativa, pautada nos
sequência
numérica
0-20;
de coordenação e

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações

conhecimentos prévios dos alunos e
quantidade; adição com unidades.
direcionada;

entre os conceitos e a realidade;


contínua, através da observação diária
2- Forma e Espaço – Formas
Ditado Numérico;

Desenvolver o conceito numérico através da


da criança no desempenho de suas
geométricas planas e sombras;


expressão verbal e gráfica;


atividades, no relacionamento com os
distância; posição (maior-menor,


Desenvolver a noção de quantidade, espaço e forma

colegas e com a professora.
perto-longe, dentro-longe);


em relação aos objetos do cotidiano.



espessura; Discriminação



Reconhecer as horas.



(semelhanças/diferenças,



Empregar conceitos as medidas de comprimento


igual/diferente/aberto/fechado/


coerentemente;



curvas);










3- Comprimento e Tempo (horas –






o inteiro, dia e noite).







EIXO NATUREZA E SOCIEDADE












Conteúdo


Situação Didática
Indicador de desempenho
Critério de avaliação
Programático









Datas Comemorativas;

Socialização oral e escrita de
Conhecer sistematicamente a história do
De cunho inicial diagnóstico para a partir dos
EU;



informações;
Brasil através das datas comemorativas;
conhecimentos prévios mediar aprendizagem,
Habitação;


Representação à mão livre;
Entender os diferentes grupos sociais e sua
com características positivas de entrosamento,
Escola;



Leitura compartilhada e discussão
formação;
domínio dos conceitos e identificação geográfica
Seres
Vivos
(plantas,

textual;

Debater os diversos locais e formas de
e cultural.

animais
e humanos) e

Pinturas, recortes e colagens.
moradia;



não vivos;




Diferenciar os diversos seres vivos de acordo



Ambiente;




com sua classe;



Animais.




Debater sobre o ambiente e a sua









sustentabilidade;









Relacionar os animais pautados em suas









características.





LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Conteúdo Programático

Situação Didática
Indicador de desempenho
Critério de avaliação
Percepção visual preparatória
Jogos, brincadeiras e material
Ampliar a coordenação e letramento viso-
Formativa baseada na aplicação dos
(linhas retas, curvas, sinuosas

pedagógico;
motora;
conceitos socializados na sala de aula, por
e mistas);


Desenhos livres e dirigidos, labirinto,
Desenvolver vocabulário, linguagem e a
meio das atividades individuais e grupais
Nome;


pintura, recorte, colagem, pontilhado,
comunicação entre os alunos;
onde a turma balizou seus
Vogais – bastão;

atividade gráficas.
Reconhecer, ler e escrever seu nome, além de
conhecimentos.
O alfabeto – bastão;



reconhecer o de seus colegas.



Encontros
Vocálicos


Reconhecer, ler, traçar e escrever vogais.



associação, correspondência e


Recitar e analisar os gêneros textuais.



coordenação;




Perceber diferença sonora no encontro das



Sequencia Textual;



vogais e grafá-los;



Parlendas e Cantigas.








RELIGIÃO


















Conteúdo Programático


Situação Didática

Indicador de desempenho

Critério de avaliação

A criação do Mundo;


Diálogos informais;

Aplicar conceitos aprendidos em suas relações;
Contínua e formativa

A barca de Noé.


Aplicação didática na vida real;

Entender as diferenças entre os povos e

embasada na mudança





Atividades escritas e lúdicas.

pessoas desde a criação do mundo;

comportamental evidenciando







Intuir sobre a causa e efeito das ações humanas
aprendizado das regras de







segundo os conceitos bíblicos.

bom convívio.


Movimento, música e artes visuais – as atividades estarão interdisciplinarmente presentes nos eixos centrais durante o semestre.


Planejamento Semestral / III e IV Unidade


EIXO – LINGUAGEM MATEMÁTICA

Conteúdo Programático


Situação Didática

Indicador de desempenho

Critério de avaliação

1-   Números   e   Operações  
Atividades escrita e oral;

Dominar paulatinamente a subtração rotineiramente;

Buscando o aprendizado ligado ao

sequência
numérica
20
...;
Identificação das formas,

Definir e distinguir os novos numerais;

contexto real da criança, a avaliação

subtração com unidades; unidade e
espaços, tamanhos e

Perceber os diferentes tipos de forma, tamanho,

formativa verificará a aplicação dos

dezena;  par  e  ímpar;  moeda
distâncias;

distância, alteridade, capacidade e massa.

conhecimentos no dia-a-dia, bem

vigente.




Pinturas e colagens.

Relacionar as medidas de tempo diariamente.

como a participação ativa dos alunos e

2-  Forma  e  Espaço    Formas


Realizar adição e subtração com números naturais e

a compreensão dos conteúdos.

geométricas
planas  e
sombras;


dinheiro.




distância;  posição  (maior-menor,







perto-longe,
dentro-longe);







espessura.











3-  Capacidade,  Massa  e  Tempo







(semana e mês).









EIXO - NATUREZA E SOCIEDADE
















Conteúdo


Situação Didática
Indicador de desempenho

Critério de avaliação

Programático










Datas Comemorativas;

Socialização oral e escrita de
Contextualizar períodos históricos de acordo com as

Será feita através das

Nosso Corpo;


informações;
comemorações;

atividades individuais e

Sentidos;


Representação à mão livre;
Identificar as diversas partes do corpo e suas características;
grupais por onde se balizou

Saúde;


Leitura compartilhada e discussão
Identificar e reconhecer as funções relacionadas aos cinco





os novos conteúdos, sua

Profissão;


textual;

sentidos.






aplicação coerente,

Transporte;


Pinturas, recortes e colagens.
Reconhecer importância das festividades para as cidades





participação e domínio.

Comunicação.




brasileiras.









O tempo e as estações




Formar bons hábitos de higiene e saúde.



do ano.





Entender a função dos sentidos.









Reconhecer as formas de locomoção;









Apreender e distinguir os meios de comunicação.









Desenvolver atividades e conhecimentos sociais relacionadas ao








trânsito e profissões.









Perceber a contagem do tempo a partir das estações do ano.




EIXO - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Conteúdo Programático

Situação Didática
Indicador de desempenho
Critério de avaliação
Vogais – cursiva;

Atividade escrita;
Perceber diferença sonora no encontro das
Será feita através das atividades
O alfabeto – cursiva;

Leitura de imagens em criação de textos
vogais e grafá-los;
individuais e grupais por onde se balizou
Encontros
Vocálicos
orais;
Diferenciar as vogais cursivas e a bastão.
os novos conteúdos, sua aplicação
interpretação textual;

Pinturas, colagem, recorte, etc.
Perceber diferença sonora no encontro das
coerente, participação e domínio.
Adivinhações e Trava Línguas;
Confeccionar cartazes, murais.
vogais e grafá-los;

Nome.



Desenvolver interesse e atenção por músicas,





adivinhações e trava línguas, leitura, histórias





e escrita.





Reconhecer, ler e escrever seu nome, além de





reconhecer o de seus colegas.


RELIGIÃO

Conteúdo Programático
Situação Didática
Indicador de desempenho
Critério de avaliação
A vida de Cristo – do nascimento à
Diálogos informais;
Conhecer a vida de Jesus e aprender com seu
Contínua e formativa
morte.
Aplicação didática na vida real;
exemplo;
embasada na mudança
Agradecer sempre a Deus.
Atividades escritas e lúdicas.
Despertar interesse pelo servir ao outro e a
comportamental evidenciando


Deus.
aprendizado das regras de



bom convívio.

Movimento, música e artes visuais – as atividades estarão interdisciplinarmente presentes nos eixos centrais durante o semestre.


OBJETIVO GERAL

Despertar o conhecimento prévio das diferentes realidades e incorporar à rotina novos elementos, situações e descobertas, tendo a brincadeira como ponto de partida para uma aprendizagem social educativa, de forma intencional para ampliar o repertório cultural, matemático e intelectual do indivíduo, desenvolvendo e construindo o aprendizado a partir de suas ações. Tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.



0 comentários :

Postar um comentário