quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto Anual para Trabalhar Gêneros Textuais no 3º Ano

 
1º Semestre


A) Projetos Permanentes
• Leitura diária de textos literários pelo professor. 
• Roda de conversa (escuta atenta e manifestação de opiniões). 
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros e apreciação de textos literários). 
• Leitura compartilhada de textos informativos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento. 
• Leitura pelo aluno de diferentes gêneros para localizar e selecionar informações. 
• Escrita de textos práticos (bilhetes, cartões, avisos, anúncios etc.) 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores, aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita, considerando as características do gênero. 


Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (pontuação, coesão, coerência e aspectos referentes a regularidades e irregularidades ortográficas). 

---------------------------------------------------------------------------------------

B) Sequências Didáticas

• Reescrita coletiva de contos tradicionais. 
• Reescrita de contos conhecidos (individualmente ou em dupla), considerando as idéias principais do texto e as características da linguagem escrita. 
• Escrita coletiva de brincadeiras infantis coletadas em entrevistas e registros escritos. 
• Revisão coletiva (aspectos notacionais e discursivos). 

Objetivos Produzir textos utilizando recursos de linguagem escrita e desenvolver comportamentos de escritor (planejar, redigir, revisar e passar a limpo). 

Conteúdos Produção de texto oral com destino escrito e revisão de textos (pontuação, coesão, coerência e ortografia). 

---------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos

• Manual de brincadeiras infantis antigas para serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física. 
• Saraus literários (narração, reconto de contos conhecidos e declamação de poesias e trava-línguas). 

Objetivos Desenvolver comportamentos escritores (planejar o que se vai escrever, escolher uma entre várias possibilidades e rever após a escrita), identificar características dos gêneros orais e escritos e participar de situações de uso de linguagem oral. 

Conteúdos Comportamentos leitores, comunicação oral, produção de texto e revisão (ortografia e aspectos discursivos). 
---------------------------------------------------------------------------------------
2º Semestre

A) Projetos Permanentes

• Leitura diária de textos literários, informativos e instrucionais pelo professor. 
• Roda de conversa (manifestação de opiniões).
• Roda de biblioteca (empréstimo de livros e comparação de livros lidos). 
• Leitura compartilhada de textos informativos e discussão de temas. 
• Escrita de notícias e de textos publicitários (propagandas, cartazes, folhetos, slogans, outdoors etc.). 

Objetivos Desenvolver comportamentos leitores, aprender procedimentos que leitores experientes usam para fazer perguntas e fazer colocações pertinentes e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita considerando as características do gênero. 

Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (regularidades e irregularidades ortográficas, coerência, coesão e pontuação). 

---------------------------------------------------------------------------------------

B) Sequências Didáticas

• Leitura para refletir sobre os recursos linguísticos utilizados pelo autor (identificação nos contos dos recursos e as características próprias desse gênero). 
• Produção de contos. 
• Revisão coletiva (ortografia e pontuação). 

Objetivos Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos, aprender procedimentos de revisão e conhecer características discursivas e comunicativas desse gênero. 

Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ortografia, pontuação, coerência, coesão e características próprias do gênero). 

---------------------------------------------------------------------------------------

C) Projetos Didáticos

• Apresentação de um conto produzido pela turma para os alunos da escola). 

Objetivos Recuperar os elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever. 

Conteúdos Leitura e produção de texto. 


==========================================================
Projeto anual da escola 2 para o 3º ano 

1º Trimestre

A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). 
• Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 

Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 

Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 

---------------------------------------------------------------------------------------

B) Projetos Didáticos

• Catálogo de leituras (leitura compartilhada de textos ficcionais de diferentes gêneros e produção escrita e revisão de resenhas - organizadas em forma de catálogo oferecido à biblioteca de uma escola visitada). 
• Leitura de textos ficcionais de diferentes gêneros. 

Objetivos Ler e comentar os livros lidos (do que trata a história, por que vale a pena ler etc.). 

Conteúdos Comportamentos leitores e escritores e revisão (ortografia, coerência e coesão, letra maiúscula e adjetivos). 

---------------------------------------------------------------------------------------
2º Trimestre

A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). 
• Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 

Objetivos desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 

Conteúdos leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 

---------------------------------------------------------------------------------------

C) Projetos Didáticos

• Leitura compartilhada de contos populares. 
• Produção escrita e revisão de contos populares para coletânea de textos. 

Objetivo: Conhecer e apreciar a leitura de contos populares, planejar, produzir e revisar um conto popular. 

Conteúdos Comportamentos escritores e leitores, revisão (ortografia, coesão, discurso direto e indireto e adjetivos). 

---------------------------------------------------------------------------------------

3º Trimestre

A) Projetos Permanentes
• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros). 
• Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 

Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores.

 ---------------------------------------------------------------------------------------

B) Projetos Didáticos

• Leitura compartilhada de contos de aventura e produção escrita de livro da classe. 

Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e escritores e identificar características dos personagens que sustentam a aventura. 
Conteúdos Leitura, produção e revisão de texto (discurso direto e indireto, ortografia, coesão, organização das idéias e características do gênero).
 
Fonte: http://www.professorasnaweb.com/2016/10/projeto-anual-para-trabalhar-generos_45.html

0 comentários :

Postar um comentário