segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Modelo de plano de aula para o segundo período - Educação infantil





Escola:_____________________________________________
Professor:____________________________________
Turma: 1º Ano Vespertino
Data: 02 de Setembro

Plano de Aula
1.      TEMA 
Lista com nomes de animais do livro "O Caso da lagarta que tomou chá de sumiço".
2.     OBJETIVOS
  • Mostrar as diferentes formas de linguagens;
  • Trabalhar o respeito ao próximo;
  • Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Promover o avanço da habilidade leitora;
  • Propiciar a interação entre alunos em nível indiferenciado e pré-silábico com o alfabeto (móvel);
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
3.     CONTEÚDOS
  • Linguagem;
  • Coordenação Motora;
  • Linguagem Matemática;
4.     DURAÇÃO
  • A duração da aula será de 4 horas.
5.     RECURSOS 
  • Caneta, lápis, borracha, notebook, datashow, livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço", lousa, piloto, livro didático, alfabeto móvel em mdf e os que contém em livros de recortes.
6.     METODOLOGIA
6.1 - Acolhida;
6.2 - Hino Nacional;
6.3 - Hino a Cidade;
6.4 - Registro da Rotina;
6.5 - Chamada dos Alunos;
6.6 - Tempo para gostar de ler - (Menina bonita do Laço de Fita);
6.7 - Roda de Conversa;
6.8 - Leitura coletiva do livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço" , com simultânea exibição em slide no datashow;
6.9 - Reflexão sobre o texto lido no livro;
6.10 - Atividade de leitura e escrita (Lista com o nome dos animais e insetos da história lida);
6.11 - Atividade de formação das palavras da lista com alfabeto móvel e colagem.
7.     INTERVALO E LANCHE

8.     CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE 6.11.

9.     ATIVIDADE MATEMÁTICA
9.1 - Cantar as músicas  "Formiguinhas" e "Mariana";
9.2 - Atividade na página 185 do livro didático.
10. DESPEDIDA

11.   AVALIAÇÃO 
  • Todos serão avaliados como participantes, sendo observado a capacidade de comunicação, a reação às situações e aos desafios propostos, a interação com os colegas. Focalizar o desenvolvimento e participação individual de cada aluno nos campos da leitura, escrita, oralidade e na resolução de problemas matemáticos.


0 comentários :

Postar um comentário