segunda-feira, 21 de novembro de 2016

5 livros essenciais para o professor de Educação Infantil


Continuando a nossa série de livros essenciais aos professores e aspirantes à docência – já falamos de Pedagogia, Língua Portuguesa e Educação Física -, hoje o tema é Educação Infantil. Essa etapa de ensino que, por longos anos, foi colocada num lugar de assistencialismo, passou a receber bastante atenção e virou a meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a universalização da pré-escola até 2016 e a ampliação da oferta em creches até 2024.
Para formular uma lista de livros que os educadores dos pequenos precisam ler, chamei a professora Cássia Maria Vieira Silva, que trabalhou na Educação Infantil da Rede Municipal de São José dos Campos por 29 anos e hoje faz formação de professores e gestores. Confira os títulos indicados por ela:
-baby-art-os-primeiros-passos-com-arte
1) Baby-Art: os primeiros passos com arte (Anna Marie Holm, 94 págs., indisponível para compra)
Desde muito cedo, o acesso a diferentes tipos de materiais e suportes de arte estimula a criatividade dos bebês. Esse livro sugere uma diversidade de instrumentos e lugares não convencionais para desenhar e pintar, que possibilitará aos bebês a exploração de inúmeras sensações táteis e sensitivas, despertando neles o processo de criação através de muita diversão.
as-cem-linguagens-das-criancas-a-experiencia-de-reggio-emilia
2) As cem linguagens das crianças: a experiência de Reggio Emilia (Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 400 págs., 78 reais)
Umas das ações educativas mais importantes envolve a escuta e o olhar cuidadoso sobre a criança. A necessidade de construção de uma nova escola em Reggio Emília possibilitou uma abordagem de Educação da primeira infância onde a criança é colocada no papel de protagonista. As propostas de ensino são desenvolvidas por meios de projetos construídos com a ajuda dos próprios pequenos, em que a comunidade também é envolvida.
o-trabalho-do-professor-na-educacao-infantil
3) O trabalho do professor na Educação Infantil (Zilda Ramos de Oliveira org., 344 págs., 68 reais)
Subsidia professores e educadores quanto ao trabalho na Educação Infantil. A obra aborda o planejamento das práticas pedagógicas, a construção de ambientes significativos e ricos de intencionalidade, a saúde, os cuidados e interações entre infância e cultura e reflete sobre o papel do adulto mediador.
desenvolvimento-e-aprendizagem.jpeg
4) Desenvolvimento e Aprendizagem (Alysson Carvalho, Fátima Salles e Marília Guimarães, 142 págs.,  27 reais)
Aborda como se dá a construção social e cultural da infância, pela perspectiva da criança, através das suas ações como a brincadeira, a imitação, a repetição e a interação social, enfocando como ela significa o mundo através da produção simbólica.
o-cuidado-com-bebes-e-criancas-pequenas-na-creche
5) O Cuidado com bebês e crianças pequenas na creche (Janet Gonzalez-Mena, Dianne Widmeyer Eyer, 384 págs., 87 reais)
Referência nas práticas educativas dos primeiros anos da Educação Infantil, esse livro apresenta um trabalho baseado no cuidado, que valoriza a brincadeira e a exploração de materiais e ambientes. O escrito nos conta um pouco sobre o universo que circunda os Bebês e indica caminhos.
Gostaram da lista? Quais livros vocês acham que deveriam ser acrescentados? Conte pra gente nos comentários!
Até o próximo post!
Anna Rachel


0 comentários :

Postar um comentário