quarta-feira, 8 de abril de 2015

Projeto Alimentação PROJETO ALIMENTAÇÃO JUSTIFICATIVA: * O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos. Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula. Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação. OBJETIVOS: * Ampliar o vocabulário; * Promover o consumo de frutas, legumes e verduras; * Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos; * Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles; * Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos; * Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas); * Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos; * Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios; * Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos. ÁREAS: * Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: * Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. * Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos); * Contos; * Poemas; * Histórias; * Adivinhas; * Parlendas; * Músicas; * Letras iniciais. MATEMÁTICA: * Liguar os números; * Gráfico; * Quantidade; * Contagem; * Classificação; * Agrupamento. NATUREZA E SOCIEDADE: * Experiências; * Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas; * Meio ambiente (produção dos alimentos); * Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos); * Importância dos nutrientes para o nosso organismo. ARTES: * Artes com material reciclável; * Fantoche dos alimentos; * Desenhos com interferência e sem interferência; * Atividades com papel amassado; * Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras; * Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente; * Massa de modelar; * Confecção de painéis. CULINÁRIA: * Salada de frutas e legumes; * Sucos; * Receitas saudáveis. TRABALHO COM OS PAIS: * Participar mandando frutas e legumes; * Pesquisa enviadas para a casa; * Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas. PRODUTO FINAL: * Cada criança levará para a casa um livro de recitas; * Dramatização.

Projeto Alimentação

PROJETO ALIMENTAÇÃO

JUSTIFICATIVA: 

* O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.

Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

Durante a reunião de pais, apresentei a eles a minha proposta e pedi a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação. 

OBJETIVOS: 

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


ÁREAS: 

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: 

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA: 

* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE: 

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES: 

* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

livremente; 

* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.

CULINÁRIA: 

* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.


TRABALHO COM OS PAIS: 

* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.


PRODUTO FINAL: 

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.

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