quinta-feira, 26 de março de 2015

Texto para Aula Prática - Dia do Professor



Texto e Atividades para o Dia do Professor

"Antigamente não existiam escolas. Todo mundo aprendia em casa. E os meninos tinham aulas diferentes das meninas. As pessoas achavam que as meninas não precisavam aprender muito, porque elas iriam se casar e ficar cuidando da casa o tempo todo (cozinhando, lavando, passando roupa...). Por isso, os meninos aprendiam a ler e a escrever, e as meninas aprendiam a costurar, a bordar e a cuidar da casa.
Os professores iam até a casa das pessoas para ensinar. Mas só as famílias muito ricas podiam pagar. Nas famílias mais pobres, ninguém aprendia a ler e a escrever. Hoje, meninos e meninas vão para a escola e aprendem as mesmas coisas.
Para ser professora, uma pessoa tem de estudar muito hoje em dia. Tem de aprender como ensinar as crianças a ler, escrever e fazer contas.
Mas mesmo assim o professor não sabe tudo, tudo. Quando ele fica em dúvida sobre alguma coisa, vai estudar mais um pouquinho. E é por isso que podemos dizer que todo mundo às vezes é professor e às vezes é aluno. Você também não percebe às vezes que tem muita coisa para ensinar?"

Atividades
  • Leia e explique o texto informativo;
  • Conte um pouco sobre o seu trabalho e convide outro professor para falar também. Respondam às perguntas dos alunos;
  • Pergunte aos alunos sobre outros professores que já tenham tido ou que tenham no momento (natação, balé...): o nome, o que eles ensinam, como é o jeito de ensinar deles.
  • Proponha aos alunos a criação de uma pintura coletiva para você guardar como lembrança
  • Faça um cartão de “retalhos”, com desenhos dos alunos. Explique que você também vai guardar como lembrança.
Pintura coletiva
Numa folha grande de papel pardo, cada aluno faz a marca de sua mão, com guache (carimbando a mão) ou contornando-a com caneta hidrocor. No meio do desenho, escreve o seu nome.
Cartão de retalhos
Corte folhas de cartolina em quadrados iguais. Fure dos dois lados. Dê um cartão a cada aluno, para que façam um desenho ou colagem e assinem.

Com a ajuda dos alunos, junte os desenhos para formar um cartão único. Amarre com lã ou com fitas coloridas.

0 comentários :

Postar um comentário