quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vamos somar?


Objetivos:
★ Trabalhar adição simples, com resultados até 10;
 Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números;
 Noção de adição - mais um - e noção de subtração - menos um;
 Relacionar o número à quantidade de agrupamento;
 Trabalhar a contagem de 1 a 10.


A adição é uma das operações básicas da Matemática e é essencial 
que o professor trabalhe essa competência durante a pré-escola. 
Claro, que a forma de introduzir esse conceito será diferente, pois 
precisa ser apresentado de forma lúdica e, muitas vezes, sem o 
linguajar usado nas séries mais avançadas. Usar a criatividade é 
primordial para que o educador tenha sucesso em atividades, 
principalmente que envolvam essa disciplina.
Dica de leitura
Um, dois, três, agora é a sua vez!
Um, dois, três, venha contar comigo. Quatro, cinco, seis, conte com seu amigo. 
Agora é sua vez. Sem erro, não tem perigo. Nesse livro, as crianças aprenderão 
a contar rimando! Ou seria a rimar contando? O que podemos garantir é que 
nessa brincadeira entre Matemática e poesia, a diversão é garantida!
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Moderna
Preço: R$ 28,90
Onde encontrar: www.moderna.com.br
Vamos somar?
Materiais:

 Figura de um macaquinho em E.V.A. (molde)
 Bananas em E.V.A.
 Números de 1 a 10
 2 tiras de tecido feltro
 Tiras pequenas de velcro
Procedimento:

Espalhe em uma mesa dez bananas em E.V.A. 
Solicite que um aluno escolha uma quantidade e fixe em uma das tiras. 
Escolha outro aluno e solicite o mesmo pro- cedimento do primeiro. 
Um terceiro aluno fará a soma das duas tiras que o macaquinho está segurando 
e exibi- rá o resultado com a placa do número correspondente.
Dica!
Cole pequenas tiras de velcro em cada banana, para facilitar a fixação nas tiras 
de feltro
Mais uma banana

Materiais:
 Plaquinhas de números de 1 a 10
 55 bananas em E.V.A.
 Dupla face
 Papéis color set para o quadro
 Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
receberá mais uma banana. 
Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte 
e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência 
exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que 
chamamos essa contagem de "ordem crescente".
Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a 
noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.
Materiais:
Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana". 
O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma 
banana descascada (saboreando o alimento).
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. 
Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho 
comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos. 
Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade. 
E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está 
diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".

Dica esperta!
O educador pode adaptar a atividade com outros animais. 
Descubra a preferência de seus alunos e mãos à obra!
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a 
criança 
no aprendizado da Matemática.
Retirado da Revista Guia Prático de Educação

0 comentários :

Postar um comentário