quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Jogos na Psicogênese – Uma Proposta de Interferência em cada Nível–atividades lúdicas


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O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala.” (Vygotsky, 1987, p.134).
Demonstração de diversos jogos que podem ser usados nos níveis da psicogênese, com objetivos definidos não só do avanço nas hipóteses, como oportunizar, através do lúdico, vários momentos ao aluno de repensar sua escrita.
Os jogos ,  são ferramentas pedagógicas que mais possibilidades oferecem aos alunos em construir o conhecimento, principalmente na aquisição da escrita e da leitura, pois são significativos, divertidos, levando-se em conta que vários aspectos do desenvolvimento da psicomotricidade e do  comportamento social são alcançados: 

  • atenção; 
  • concentração; 
  • coordenação motora; 
  • lateralidade;
  • estrutura espacial ; limites;  
  • valores.
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Nível Pré-Silábico
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Neste nível da Psicogênese um dos jogos mais importantes,
(ou qualquer outro similar) é trabalhar com os sons da letras. 
Sons Iniciais e Sons Finais. Através destes jogos ou de atividades em que se usa miniaturas, imagens… o aluno vai construir o conhecimento de que na escrita há uma relação entre letra e som, entre grafema e fonema. É importante a percepção  fonológica na escrita, pois a aquisição deste conhecimento vai ser transposto na construção de novas palavras, e no avanço para outros níveis. Lembrando que nem todos os jogos devem ser comprados prontos, mas podem ser confeccionados pelo professor.
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Nível Silábico
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 A sonoridade das letras é um jogo que pode seguir os níveis pré-silábico, silábico e silábico/alfabético. O professor ao trabalhar neste níveis,  
deve da muita ênfase na pronúncia das palavras, aproximando muito do “fônico”, trabalhando muito a postura do corpo, também. 
O jogo encaixe letras/figuras vai de forma lúdica levar o concreto para o abstrato, em que o aluno vai relacionar som/imagem, o que neste nível da psicogênese é importante para que o aluno avance na construção das hipóteses.
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 Nível silábico/alfabético
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No nível silábico/alfabético, recomenda-se os Jogos “Batalha de Palavras” e “Letra Letra”.Neste nível, os alunos necessitam perceber que as palavras tem um determinado número de letras. Da mesma forma que que ele, nesta hipótese já avançou na construção  do conhecimento da sonoridade, dos sons iniciais, sons finais, a descoberta de quantas letras ele vai usar na palavra que quer registrar, é fundamental para que possa passar ao nível alfabético, sem disparidades.
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Nível Alfabético 
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Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo 
que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro 
menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.
Quando o aluno vem avançando nas hipóteses, através de jogos, de atividades escritas como produção de textos ( com rimas, parlendas, quadrinhas e etc.) reconto coletivo, autocorreção e  correção coletiva, no 
nível alfabético ele vai brincar com mais autonomia com letras e palavras. 
E a sugestão de jogos para este nível: 
  • Troca Letras ( quando vai construir, destruir e reconstruir novas palavras através de  novas descobertas);
É o momento em que vai surgir a aglutinação de palavras, por exemplo:
ogatocomeuorato. 
E uma atividade excelente para que o aluno desenvolva a escrita correta, 
além dos ditados de frases, ou palavras e  muita leitura (textos de 
pequena ), outra sugestão é atividade escrita o impresso e ilustrado),   em que todo o texto vem com as palavras aglutinação, o professor faz a leitura, depois lê com  os alunos e  depois da descoberta de que as palavras estão grudadas, ( O professor faz as duas leituras: pausada e aglutinada), os alunos vão separar as palavras como no modelo:
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Desenvolvendo a leitura e a escrita, produções, reconto, através de 
pequenos textos ilustrados(imagens, fotos, gravuras que sejam 
significativas de acordo com a vivência  ou do imaginário, e o 
conhecimento prévio dos alunos.

A importância do lúdico na aprendizagem, e que os resultados de sucesso da alfabetização tem na ludicidade  uma ferramenta , que a princípio pode parecer que demanda muito trabalho por parte do professor, mas que se ele desde o início, adota esta prática com sua turma as dificuldades em coordenar as atividades vão fazendo parte, naturalmente, da rotina da sala de aula.
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Retirado do blogger Só Atividades Para a Sala de Aula - Pedagogia Hoje

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