quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Iniciando a Formação do Pacto Nacional Pela Idade Certa




Foi iniciado no município de Pontes e Lacerda o primeiro encontro do Pacto 
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização Matemática, visando 
proporcionar ao professor um repertório de saberes que possibilitem desenvolver 
práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. 
A elaboração e execução dessas práticas requer que se pense em modos de 
organização do trabalho pedagógico que situem o aluno em um ambiente de 
atividade matemática, possibilitando que ele aprenda, além de codificar e decodificar 
os símbolos matemáticos, a realizar variadas leituras de mundo, levantar conjecturas 
e validá-las, argumentar e justificar procedimentos.
A sala de aula que vise à Alfabetização Matemática do aluno, tal como concebida 
neste material, deve ser vista como um ambiente de aprendizagem pautado no 
diálogo, nas interações, na comunicação de ideias, na mediação do professor e, 
principalmente, na intencionalidade pedagógica para ensinar de forma a ampliar as 
possibilidades das aprendizagens discentes e docentes. Tal intencionalidade requer 
um planejamento consistente do professor, uma sala de aula concebida como uma 
comunidade de aprendizagem e uma avaliação processual e contínua do progresso 
dos alunos, bem como dos vários fatores intervenientes no processo como: a prática 
do professor, o material e a metodologia utilizados, dentre outros.

APRESENTAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


CADERNO DA APRESENTAÇÃO MATEMÁTICA


CADERNO 1 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 

Contrato Didático
CARBONO

LEITURA DELEITE



AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE  
LÍNGUA PORTUGUESA
E MATEMÁTICA





CADERNO DE APRESENTAÇÃO 
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA



Educação Inclusiva 


CADERNO DE APRESENTAÇÃO DE 
EDUCAÇÃO INCLUSIVA



EDUCAÇÃO DO CAMPO


CADERNO DE APRESENTAÇÃO DE
EDUCAÇÃO DO CAMPO

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