quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Boas-vindas bem planejadas


Depois de planejar com a equipe gestora, os docentes e os 
funcionários como será o ano na sua escola, reserve um período 
da semana pedagógica para organizar a recepção dos alunos na 
primeira semana de aula. Os professores já terão informações 
sobre as turmas para as quais darão aulas e isso certamente 
ajudará nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo. 
Com todo o grupo, pense nos detalhes que farão com que os alunos 
se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços afetivos com 
a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça. 
A seguir, uma pauta para você discutir com a equipe:
1. Organização das salas
Antes de os alunos chegarem, combine com professores e 

funcionários a maneira como a sala de aula deve estar 
organizada. No primeiro dia, as formações circulares facilitam a 
integração e por isso são mais indicadas do que fileiras (que não 
favorecem a socialização). Nas salas da Educação Infantil, 
aconselha-se a organizar cantos de brincadeiras (veja exemplos 
no vídeo Ateliê de Entrada) - para ajudar a entreter as crianças 
antes que a turma esteja completa e também já iniciando um 
processo de socialização e aprendizagem. A coordenação 
pedagógica, junto com os professores de cada turma, poderá 
decidir quais cantos são mais interessantes para as diversas 
faixas etárias.
2. Recepção
Decidam em conjunto o local em que cada um receberá os alunos. 

A sugestão é que a equipe gestora fique no portão para 
cumprimentar não somente as crianças e os jovens mas também 
os pais que costumam acompanhar os filhos à escola. Os 
professores podem esperar pelos alunos na porta da sala 
de aula. Combine com os funcionários de apoio que eles se 
posicionem nos corredores e em locais em que possam ajudar 
a informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre 
o caminho para os banheiros, o bebedouro etc. e outras dúvidas 
que os estudantes possam ter. 
3. Apresentação em sala de aula
Reflita com os professores sobre a importância de apresentar 

os novos alunos aos demais antes do início dos trabalhos. 
Peça aos docentes que estimulem a criança a falar um pouco 
sobre ele mesmo, seu histórico e sua relação com os estudos. 
Depois, todos podem contar o que fizeram durante as férias. 
Os professores podem contribuir dando ideias para organizar 
esse momento e apresentar maneiras de fazer isso. 
Exemplos: cada aluno pode contar sobre algo que aprendeu 
nas férias, um lugar que visitou, uma história que leu ou 
assistiu. Entre os mais velhos, também é interessante falar 
dos planos que têm para o ano, o que pode incluir um curso ou 
uma atividade extra ou estudar para o vestibular. 
4. Tutoria dos veteranos
É comum que os alunos novos demorem um pouco para se 

enturmar com um grupo já formado. Para facilitar esse período, 
adote um sistema de tutoria em que um colega da turma que j
á estuda na escola há mais tempo mostre ao novato todos os 
departamentos, o acompanhe e oriente em relação aos 
procedimentos da escola e tire suas dúvidas. Esse 
acompanhamento pode variar de uma semana a um mês. 
Algumas escolas marcam o início das aulas para os novatos 
um ou dois dias depois do início oficial das aulas. 
Nesses dias, o professor dá informações sobre o novo 
colega que vai chegar (nome, de onde ele vem, o que 
fazem os pais etc.) e escolhe o aluno que fará a tutoria. 
Em instituições em que há grêmio estudantil, essa recepção 
pode ser feita por um membro da entidade.
5. Primeiro contato com cada setor
Reforce também a importância dos funcionários de apoio e 

administrativos serem receptivos com todos e especialmente 
solícitos com quem ainda não conhece as dependências e 
rotina da unidade. Estude a hipótese de a classe do primeiro 
ano - em que todos devem ser novos - fazer uma excursão
pela escola com paradas em cada setor para que um 
responsável da área explique o funcionamento da cantina, 
da biblioteca, da secretaria, etc. Algumas escolas marcam 
o início das aulas em dias diferentes para cada três ou 
quatro turmas para que todos os funcionários deem atenção 
a chegada de todos.
6. Aulas inaugurais diferenciadas
As primeiras aulas devem apresentar os conteúdos que serão 

trabalhados durante um período (bimestre, trimestre ou 
semestre), de acordo com o que foi planejado na semana 
pedagógica. 
Uma maneira de apresentar os projetos que serão desenvolvidos 
é mostrar à turma os trabalhos feitos sobre o tema em anos 
anteriores. Ao coordenador pedagógico, cabe orientar os
professores para que façam uma avaliação inicial antes de 
introduzir cada conteúdo. As perguntas, quando bem elaboradas, 
além de dar uma noção precisa do que cada aluno sabe sobre 
o tema e de que ponto os professores podem avançar, servem 
para despertar a curiosidade e dar uma prévia do que as 
crianças aprenderão durante o projeto. 
7. Regras bem compreendidas
Decida com a equipe, também no final da semana pedagógica, 

quem apresentará o estatuto da escola - e como - e em que 
momentos serão feitos os combinados entre professores e 
alunos. O próprio diretor pode ter essa função. Para isso, ele 
precisará ir de sala em sala, se apresentando, dando as boas 
vindas e explicando algumas regras de convivência já em vigor 
- que devem ser transmitidas de forma que os alunos entendam 
porque elas existem. Uma sugestão é partir dos direitos de 
cada um para os deveres de todos. 
Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de 
qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que 
usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no 
próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto 
logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em 
que caberia o uso de determinadas regras ocorram. Com as 
regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com 
a uma turma os combinados internos. Para isso é preciso ouvir 
os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas 
internas para cada grupo
Retirado da Revista Gestão Escolar

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