quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Atividade: Leitura pelo aluno para aprender a ler


Gif de amor
Que tipo de texto
Listas  - de nomes(das crianças da sala de aula), frutas, brinquedos;  etc. ; 
Textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas ;
Propor que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).

Quando propor: 
Em dias alternados com as atividades de escrita . 
A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. 
Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia.

O que a criança aprende: 
Acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita. 
Gif de amor
Retirado da Revista Nova Escola

0 comentários :

Postar um comentário