quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Algumas Atividades de Adição


Um jeito diferente - e criativo! - para ensinar adição aos seus alunos, usando, como cenário, bananas e macaco

A adição é uma das operações básicas da Matemática e é essencial que o professor trabalhe essa competência durante a pré-escola. Claro, que a forma de introduzir esse conceito será diferente, pois precisa ser apresentado de forma lúdica e, muitas vezes, sem o linguajar usado nas séries mais avançadas. Usar a criatividade é primordial para que o educador tenha sucesso em atividades, principalmente que envolvam essa disciplina.
Objetivos:
★ Trabalhar adição simples, com resultados até 10;
 Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números;
 Noção de adição - mais um - e noção de subtração - menos um;
 Relacionar o número à quantidade de agrupamento;
 Trabalhar a contagem de 1 a 10.
Dica de leitura!Um, dois, três, agora é a sua vez!
Um, dois, três, venha contar comigo. Quatro, cinco, seis, conte com seu amigo. Agora é sua vez. Sem erro, não tem perigo. Nesse livro, as crianças aprenderão a contar rimando! Ou seria a rimar contando? O que podemos garantir é que nessa brincadeira entre Matemática e poesia, a diversão é garantida!
Materiais: Figura de um macaquinho em E.V.A. (molde)
 Bananas em E.V.A.
 Números de 1 a 10
 2 tiras de tecido feltro
 Tiras pequenas de velcro

Procedimento:
Espalhe em uma mesa dez bananas em E.V.A. Solicite que um aluno escolha uma quantidade e fixe em uma das tiras. Escolha outro aluno e solicite o mesmo pro- cedimento do primeiro. Um terceiro aluno fará a soma das duas tiras que o macaquinho está segurando e exibi- rá o resultado com a placa do número correspondente.

Dica!
Cole pequenas tiras de velcro em cada banana, para facilitar a fixação nas tiras de feltro.

Materiais:
 Plaquinhas de números de 1 a 10
 55 bananas em E.V.A.
 Dupla face
 Papéis color set para o quadro
 Uma figura de macaco para decoração.

Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho receberá mais uma banana. Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que chamamos essa contagem de "ordem crescente".


Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.

Materiais:Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana". O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma banana descascada (saboreando o alimento).

Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos. Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade. E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a criança no aprendizado da Matemática.Um deles é o http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/. Aproveite a tecnologia e alie-se a ela.
Retirado do Site Guia Prático de Educação Infantil

0 comentários :

Postar um comentário